Consejos de Nutrición, Salud & Belleza Para una Vida Felíz

8 melhores plantas medicinais para dores musculares e articulares

As dores articulares e musculares são problemas comuns devido às exigências que a vida moderna nos impõe. Falta de exercício, estilo de vida sedentário, falta de descanso e má nutrição são fortes fatores de influência. Portanto, mais e mais pessoas estão se voltando para opções curativas em busca de alívio.

Atualmente, a inclusão e o uso de plantas medicinais como um dos remédios naturais para dores articulares, musculares e ósseas são práticas comuns na medicina tradicional. Portanto, é evidente que o uso de substâncias anti-inflamatórias e analgésicas derivadas de ervas está aumentando, pois oferecem efeitos muito benéficos com baixa incidência de efeitos adversos.

Contamos abaixo os dados mais interessantes sobre o uso e uso de plantas herbáceas para fins terapêuticos e curativos em doenças dos ossos, articulações e músculos. Além disso, compartilhamos as 10 plantas mais utilizadas para esse fim.

Plantas medicinais para dores musculares

Doenças articulares e musculares

Em todo o mundo, estima-se que as consultas médicas para problemas articulares e musculares sejam muito altas e aumentem ainda mais a cada dia. Entre as patologias relacionadas mais comuns estão dores musculares ou mialgias, problemas articulares degenerativos como osteoartrite, patologias inflamatórias como artrite, tendinite e bursite.

Como as plantas medicinais agem para aliviar dores articulares e musculares?

Os efeitos das diversas plantas medicinais nas patologias osteoarticulares são muitos. Eles produzem um mecanismo de ação anti-inflamatória para reduzir a inflamação dos tecidos, um efeito analgésico para aliviar a dor, sensações relaxantes para ajudar no bom funcionamento da área afetada e desintoxicante para reduzir o edema, entre outros.

Tais efeitos concedidos são muito diversos e são considerados pelo seu princípio ativo, pois depende de alguns fatores, como a parte da planta que é utilizada, o método utilizado para extraí-la, a forma de uso que é utilizada, etc.

Como as plantas medicinais são usadas para dores articulares e musculares?

A forma mais usual de consumir plantas medicinais para o alívio de dores nas articulações, músculos e ossos, é comumente através de pílulas, cápsulas ou comprimidos, infusões ou chás, cremes, pomadas ou óleos, e géis ou gotas e xaropes. Tais remédios naturais podem ser baseados em uma ou mais plantas medicinais que são combinadas para intensificar seus efeitos e propriedades.

O consumo de plantas à base de plantas para dores nas articulações pode ser acompanhado por massagens, exercícios ou terapias quentes e frias.

As 8 plantas medicinais mais populares para dores musculares e articulares

A seguir, conheça as 8 melhores plantas medicinais de acordo com sua popularidade, para tratar doenças articulares, musculares e ósseas. Nós os ordenamos de acordo com seu reconhecimento na medicina conservadora:

Arnica para dores musculares

Arnica para dores musculares

Reduz a dor: É uma planta amarela que tem sido usada há milhares de anos principalmente como óleo de massagem para aliviar a dor devido às suas fortes propriedades analgésicas.

Tem efeitos anti-inflamatórios: ajuda a reduzir a inflamação e o inchaço causados ​​por inchaços, hematomas e picadas de insetos.

Melhora a circulação sanguínea: Gera efeitos tonificantes que favorecem a circulação sanguínea, o que também o torna um excelente aliado no tratamento de varizes e retorno venoso. 

Tem efeitos anti-sépticos: também ajuda a prevenir infecções quando há feridas e acelera a cicatrização da pele.

cavalinha para dores nas articulações

cavalinha para dores nas articulações

É uma planta que produz notáveis ​​benefícios para a saúde dos ossos, músculos e tendões. Devido à sua alta concentração de silício, aumenta o armazenamento de cálcio, o que ajuda a fortalecer o sistema ósseo e prevenir problemas de fraturas. Também é especialmente recomendado para prevenir problemas de artrite e osteoporose.

Além disso, também ajuda a melhorar a flexibilidade dos tendões, manter o colágeno e promover a elasticidade dos tecidos. Devido às suas muitas propriedades, é considerado um forte aliado na recuperação de lesões, entorses e tendinites.

Você pode estar interessado em conhecer esses remédios naturais para tendinite .

Cúrcuma e osteoartrite

Cúrcuma e osteoartrite

Possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, sendo muito útil para casos em que há dores nas articulações. É considerada uma forte aliada para casos de osteoartrite, pois alguns estudos demonstraram que esta planta tem efeitos rápidos semelhantes aos medicamentos clássicos que incluem analgésicos e anti-inflamatórios. Além disso, a curcumina também ajuda a prevenir a degradação da cartilagem, o que é muito benéfico para retardar a progressão da osteoartrite.

Garra do diabo para problemas articulares degenerativos

Garra do diabo para problemas articulares degenerativos

A planta da garra do diabo contém propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas e analgésicas. Também é curativo e alguns estudos indicaram, embora sejam necessárias mais pesquisas sobre isso, que ajuda no sistema cardiovascular.

É uma planta muito utilizada para tratar doenças articulares que são degenerativas. Tem um forte impacto positivo na redução da dor e nas funções de mobilidade articular.

Confrei para a saúde dos ossos

Confrei para a saúde dos ossos

Possui propriedades curativas: Funciona como regenerador celular e adstringente para tratar principalmente ossos quebrados.

Alecrim para dores articulares e musculares

Alecrim para dores articulares e musculares

Estimula a circulação sanguínea e proporciona uma sensação de relaxamento para os músculos e articulações com dor. 

Zimbro para dores musculares

Zimbro para dores musculares

Contém propriedades diuréticas, desintoxicantes e antirreumáticas. É incrivelmente usado para tratar problemas de gota, aliviar a dor e a tensão muscular.

Ulmaria para artrite reumatóide

Ulmaria para artrite reumatóide

Produz efeitos anti-inflamatórios e antirreumáticos. É uma planta medicinal amplamente utilizada para aliviar dores e inflamações causadas por reumatismo e artrite. É consumido principalmente através de infusões.

Conclusões

Uma alimentação equilibrada, a prática de exercício físico constante e a integração de produtos à base de plantas medicinais, podem revelar-se bons aliados no tratamento de dores, inchaços e rigidez dos músculos e articulações, especificamente para quem procura alternativas naturais aos medicamentos . 

Fazer uso dessas alternativas é uma opção terapêutica que pode valer a pena experimentar, pois as propriedades de muitas plantas naturais podem contribuir efetivamente para a saúde e bem-estar das articulações, músculos e ossos, sem sofrer efeitos colaterais.

Leave a comment

Your email address will not be published.